Entre, por favor!

Olá...

Sabe aqueles momentos que você quer conversar com alguém que fala sua "mesma língua"? Pois é, como as pessoas andam sem tempo, aqui posso dizer algumas coisas e quem sabe, você pode dizer o que achou, concordar, discordar e também me ajudar a ser mais criativo com as palavras. Abraços!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

UM OLHAR "SOB" A CIDADE

CHEGA UM DIA QUE É PRECISO TOMAR ATITUDES

Click na imagem para ampliar!
É bom viver acreditando que as coisas estão sob controle e que nada de preventivo deve ser feito. Aquela  sensação de que vivemos seguros e ao nosso redor não existe nenhum risco. "Aqui é diferente e não acontece o que vem acontecendo em outros lugares". Será? Enxerga quem quer, age quem precisa. O que é realmente viver em comunidade? Que processo de construção social se dá, quando indivíduos escolhem um modo de vida entregue ao acaso e não consegue sequer questionar os fatos ao seu redor? Certo é que terá uma escolha: Seguir a multidão e aceitar tudo como se fosse normal, ou decidir não importar com o que irão pensar ou sofrer "retaliações" advidas de suas atitudes por não aceitar um padrão de comportamento como se ele fosse o melhor para todos. Sinto falta de pessoas questionadoras na comunidade - pessoas que estão dispostas a dizer o que pensam sem ter que chorar o que lhe dê sustento. É mais fácil viver de conveniências a ter que sair "às  ruas gritando" por seus direitos. Sabe, uma das coisas mais prazerosas da vida é o direito de expressão. Não existe, ao meu ver - nada que compre a liberdade de expressão. Seja ela qual for: religiosa, política, social - é bom ser livre. Não está apegado a circunstâncias da vida, não ter que aceitar as coisas como se elas fossem um produto acabado e admitir tudo o que os outros querem que você admita. É bom ser livre. Isto não quer dizer que não concorde com as pessoas e nem respeite conceitos alheios. Essa liberdade é conquistada também com atitudes. É preciso plantar e tomar posse do direito que lhe é devido, pressupondo que você é também um cidadão cumpridor de seus deveres. O povo está feliz e tudo está caminhando conforme manda o figurino. Mas, será? Quando você percebe algo errado e se omite por motivo qualquer que seja, deixa de existir e passa a ser objeto de manipulação ou no mínimo conivente com os fatos. Eu, quero existir, não ser manipulado e nem ser conivente com os fatos! A maneira talvez popular que achei de mostrar minha indignação é partilhar com você os fatos que coloco diante de todos. Tenho tentado ser o mais "correto" possível nesta comunidade. Desde que aqui cheguei tenho tentado contribuir para o melhor viver da comunidade, seja com meus serviços ou participando das discussões  nos Conselhos de Saúde, Assistência Social e outras sobre as questões socioambientais. Confesso que as vezes me ví "cansado" em tentar contribuir, mesmo com esse meu jeito "impertinente" de ser - contudo com a intenção de fazer o que deve ser feito parar o coletivo. O processo democrático acontece quando as divergências são aceitas nas discussões e as decisões afunilam para a realização dos interesses das massas. Isto ocorre quando pessoas contribuem.  Tento fazer aqui minha parte, trazendo ao público uma reflexão para você sair um pouco e lançar UM OLHAR "SOB" A CIDADE!

Acompanhe nestas imagens algo que você precisa saber!

O Brasil inteiro luta contra a Dengue e parece que não fazemos parte desse processo. Deparar com uma situação de encontrar um pneu numa praça  (e o que parece que ele está alí por muito tempo), onde crianças brincam e fazem daquele lugar um "ponto" de lazer e que deveria ser um lugar seguro...é realmente preocupante. Alguns fatos ocorridos comigo e encaminhados para Secretaria de Saúde,  me fez ficar mais atento para as coisas que estão acontecendo ao meu redor. Um desses fatos foi o que verifiquei a existência do mosquisto transmissor da Degue (Aedes Aegypti), em meu local de trabalho. Solicitei à Secretaria de Saúde um agente para verificação in loco - foi constatado a veracidade de que a amostra era mesmo positiva. Imaginei que receberia ao menos, um informativo de como estaria sendo conduzido o problema instalado na cidade - não recebi. Na casa onde moro, encontrei outro mosquito dentro do quarto de minha filha. Fica a impressão que me tornei um caçador do Aedes Aegypti - prefiro que me vejam assim. Interrogação? Estamos diante de um possível surto  de DENGUE na cidade?
                                       
Fotos e Texto - Cássio Antonio                            
Pneu encontrado na Pça. Américo Alves da Silva
Interior do pneu com criadouro de larvas
Praça Américo Alves da Silva



Praça Américo Alves da Silva



Observação: No dia 29.05.2011 -13:30, fotografei este pneu e verifiquei a existência de larvas no seu interior. Hoje, dia 06.06.2011 - 08:28, o pneu ainda estava lá. PORTANDO: Quero acompanhar até quando vão deixar desse jeito.


Constatei que hoje, dia 09.06.2011, retiram o "ninho" dos Aedes. Tomara que lembrem sempre que o espaço público precisa ser conservado limpo e livre de "cenários" prejudiciais à vida humana.

Um comentário:

  1. Infelizmente estamos vivendo na Lei de Murici - cada um cuida de si! Não há atenção coletiva... cada qual que olha para o seu umbigo no afã se ser/ter o melhor e esquecem que com isso prejudicam a si próprios.

    ResponderExcluir